segunda-feira, 26 de outubro de 2009

domingo, 25 de outubro de 2009

Besouro

Besouro é um filme que não pode ter uma definição única, ele não pode ser considerado somente um filme de luta. O filme é uma mistura da história brasileira, misticismo e luta. Herói nas cantigas de capoeira ele agora está nas telas de cinema. João Daniel Tikhomiroff escolheu Besouro como seu longa de estréia quando estava fuçando num sebo e encontrou o livro Feijoada no Paraíso de Marco Carvalho. Para quem não sabe Tikhomiroff é o publicitário brasileiro que mais ganhou prêmios em Cannes, talvez esta veia publicitária seja a causa da minha única crítica ao filme. Eu achei a trilha sonora um pouco exagerada, todas as músicas brasileiras são incríveis, mas em alguns momentos ele coloca nas brigas algumas músicas eletrônicas a lá Kill Bill, eu acho que não combinou e ficou hollywoodiano demais.

O filme como diz o título conta a história de Besouro, um capoeirista que viveu no recôncavo baiano na década de 1920. Seu professor era um grande líder na comunidade negra e como isto não era interessante para os brancos ele acaba sendo assassinado. Besouro assume o lugar do mestre e inicia um movimento através da força contra o poderoso coronel local. Juntando misticismos do candomblé e o uso de flashbacks, o diretor Tikhomiroff consegue contar uma grande fábula brasileira que agora povoará a mente de todos e não somente dos praticantes da capoeira.

Novidades no amor

Serei breve... Este filme é mais uma comédia romântica previsível, o intuito dela é mostrar que idade não é importante quando existe amor.

Sandy (Chaterine Zeta-Jones) se divorcia e vai morar com seus dois filhos pequenos em Nova York. Com sua vida profissional se ajeitando ela parte para o próximo passo, abrir as portas novamente para o amor. Para ir aos encontros ela contrata uma babá, ou melhor, Aram(Justin Bartha), um jovem recém-formado que trabalha numa cafeteria e que está buscando qual caminho seguir em sua vida. Não precisa ser gênio para adivinhar que Aram e Sandy ficam juntos, apesar da idade o jovem é tudo que ela precisa em sua vida. Com alguns percalços e contratempos eles acabam terminando, mas é claro que o final deixa bem claro que eles ficam juntos novamente....

curioso?


Zumbi Times 25/10/09

- O novo 007 começará a ser filmado no final de 2010

- O poder do Ritmo ganhará uma seqüencia

- Billy Ray será o roteirista da adaptação cinematográfica do game Gears Of War

- O remake de My Fair Lady contratou a sua protagonista; Keira Knightley

- Jackie Chan irá participar do remake do clássico filme de porrada O templo de Shaolin

- A nova animação de Carlos Saldanha chamado Rio contratou os seus dubladores: Anne Hathaway, Rodrigo Santoro e Neil Patrick Harris

- Joseph Wiseman, mais conhecido como o Dr.No dos filmes de 007 infelizmente faleceu

- Laeta Kalogridis será a roteirista da adaptação hollywoodiana do anime Ghost in The Shell

Trailers

Clique nas imagens para assistir





sábado, 24 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cantar na chuva é para qualquer um

para começar bem o dia...

Zumbi Times 20/10/09

-A melhor notícia do dia…o clássico juvenil Deu a louca nos monstros ganhará mesmo um remake…Mike Mitchell é o responsável… espero que fique decente…

- Ian Somerhalder, que de trabalho decente só fez o Bonne de Lost, será o ator principal do filme de fadas gótico Cradlewood

-Kirsten Dunst e Jim Sturgess serão os protagonistas da ficção científica Upside Down

-Cowgirl Bandits também tem as suas protagonistas definidas. Serão elas Amber Heard e Leighton Meester

-Mais uma atriz foi contratada para o novo Entrando Numa Fria, agora foi Laura Dern

-O filme Eclipse da série Crepúsculo escalou a sua vampire Lucy… Kirsten Prout foi a escolhida

-Dominic Cooper é o novo contratado para o filme do Thor! Ele será Fandral

-Will Ferrel tenta expandir a sua carreira…ele estará no filme independente Everything Must Go…

-Crazy for The Storm: A memoir of survival livro de Norman Ollestad sera adaptado para as telonas pela Warner Bros.

-Evan Rachel Wood, Toby Kebbell e Justin Long são os três nomes novos confirmados no elenco do filme The Conspirator de Robert Redford

-A série italiana Century, escrita por Pierdomenico Baccalario, está a um passo das telonas…

-Walter Salles está de volta a Hollywood. Ele será o diretor de American Rust

Trailers

Clique nas imagens para assistir
(Bunny and the bull)

domingo, 18 de outubro de 2009

Twilight(2008)


Quando foram instalados os painéis com o trailer do filme Crepúsculo(2008) em lugares estratégicos de São Paulo no ano passado, fiquei instigada a dar uma olhada, sem ter a menor ideia do que fossem. Mas para a minha surpresa, milhões de pessoas sabiam do que se tratava e algumas foram se aglomerando ao lado para ver as cenas poucos reveladoras dos minutos de trailer.

Baseado no beste-seller da americana Stephanie Meyer, Crepúsculo é o primeiro da Saga ‘Twilight’, que possui quatro livros lançados (Crepúsculo, Luna Nova, Eclipse e Amanhecer) e um quinto livro (Sol da Meia-Noite) que teve sua produção interrompida após 259 páginas terem vazado na internet no ano passado (você pode baixar o conteúdo no próprio site da autora agora). A história gira em torno de Isabella Swan, uma garota comum norte-americana, que se apaixonada pelo nada comum Edward Cullen, de uma estranha família de semi-deuses que são perfeitos em tudo. Vampiros bons, que até mesmo se negam a alimentar-se de sangue humano, passando a ser ‘vegetarianos’ - bebem sangue de animais.

O filme, então, se concentra em resumir os detalhes mais importantes do extenso livro, como o efeito de Bella sobre Edward; a linha tênue entre o amor e a fúria que ela causa. E a ação fica por conta da chegada dos nômades Victoria, James e Laurent, que acabam colocando a vida da mocinha em perigo, trazendo à tona o pior lado dos vampiros bonzinhos. Inclusive de Edward. O resultado é bem semelhante ao que acontece com filmes como Senhor dos Anéis ou Harry Potter, são adaptaçãoes que acabam elegendo alguns detalhes e esquecendo de outros, para a ira dos fãs ao redor do mundo.

Crespúsculo, assim, é um filme com o apelo adolescente, feito para ser um blockbuster e nisso cumpre sua missão. Mas não substitui o livro, uma obra mais madura e com uma sequência eletrizante. É impossível largar um deles pela metade. A grande expectativa agora é a estréia da sequência, Lua Nova (2009), que algumas salas já exibirão em pré-estreia no dia 19/11, às 23h55.

É nesse momento que a saga ganha mais vida e fôlego, tornando-se mais sombira. E o mal começa a coexistir na pacata Forks. Depois de superar os vampiros maus e firmar seu relacionamento (sem sexo) com Eward Cullen, Bella descobre que sua vida está mais cercada pelo sobrenatural do que deveria....

Bastardos Inglórios

De alma lavada... e envenenada

Se, como diria o filósofo Chavez, “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”, Quentin Tarantino já está com a dele em apuros. Pois é o sentimento de vingança, essa senhora mal amada, que move Bastardos Inglórios e o micro-exército de judeus malucos que tem por missão matar a maior quantidade de nazistas que passar pela frente... escalpelando e arrebentando crânios, se for preciso.

Para compor Sacanas sem lei, como foi batizado em Portugal, o diretor usou influências do western spaguetti, os filmes italianos de faroeste, provando seu eterno caso de amor com o cinema. Para orgasmos múltiplos dos cinéfilos, as referências ultrapassam clássicos como O Encouraçado Potemkin e se instalam na própria trama, fazendo do filme uma grande metalinguagem com duas horas e meia de duração.

A trilha sonora elegante (e bem escolhida, como sempre) passa por Ennio Morricone, responsável pelas músicas dos filmes de Sergio Leone, mestre dos western spaguettis, e também por David Bowie.

Como não poderia deixar de ser, aqui vai um parágrafo dedicado somente à língua falada no filme. O alemão, o francês, o inglês e o italiano se alternam de maneira eficaz e são responsáveis por grande parte da graça da obra (a melhor cena acontece quando Brad Pitt tenta falar italiano).

Assim, o longa longa metragem usa a Segunda Guerra como pano de fundo, mas sem valor histórico nenhum. Os flash backs e intervenções explicativos no meio do filme deixam bem claro que aquilo é mesmo só um filme. Mas que seria muito bom se fosse verdade... não para os nazistas.

sábado, 17 de outubro de 2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Heróis da II Guerra

Ainda em clima Bastardo Inglórios, algumas fotos dos verdadeiros heróis da Segunda Guerra Mundial.

Darth Vader na Conferência de Yalta, 1945

Batman em Greenham Airfield, 1945

Super-Homem em Neutschwenstein, 1945

Flash em local desconhecido, 1945

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Zumbi Times 14/10/09

- O agente Jack Ryan, dos livros do Tom Clancy, vai ser vivido mais uma vez nos cinemas. Desta vez por Chris Pine, o capitão Kirk de Star Treck. O roteiro do filme não é baseado em nenhum livro específico e conta a história dos primeiros anos do agente.

- Além disso, Pine negocia também para estrelar o filme The Art of Making Money.

- Ian McKellen, o grande Gandalf, falou em entrevista à Empire sobre a produção dos dois filmes do Hobbit, que estreiam no final de 2011 e 2012. Entre outras coisas, ele disse os roteiros devem ser entregues em breve e as filmagens devem começar entre março e abril.

- O diretor de Homem de Ferro 2, Jon Fraveau, não irá dirigir a adaptação da Marvel The Avengers. Ele afirmou isso em entrevista a MTV hoje.

- Fraveau afirmou ainda que Edward Norton não aparecerá em Homem de Ferro 2.

- O diretor de Milk, Gus Van Sant, e Bret Easton Ellis estão preparando o roteiro de um filme que tratará de suicídio. A história é baseada no artigo The Golden Suicides, que saiu na Vanity Fair ano passado.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Paranormal Activity

Uma evolução de "A Bruxa de Blair"?

Não é preciso necessariamente uma sequência de cenas ensanguentadas e música densa ao fundo para realmente perturbar o telespectador; isso já é dispensado há muito tempo no cinema de horror oriental. Mas a maior aposta no invisível foi o sucesso estrondoso A Bruxa de Blair, em 1999. Uma história quase real contada através de imagens que teriam deixadas por um grupo de jovens que acampavam na floresta tentando desvendar uma lenda - imagens estas que não mostram nada em específco.

Outros filmes tentaram a mesma proeza, sem sucesso nos anos seguintes. No último dia 25 de setembro, no entanto, uma produção semelhante ganhou as telas nos Estado Unidos. A diferença é que Paranormal Activity, de Oren Peli, avisa logo no início que “o que você está prestes a ver é falso”, ou seja, não bebe diretamente da fonte de Blair. O filme também é ‘feito’ pelos protagonista, um jovem casal de classe média que se muda para uma casa no subúrbio. Nada anormal, até que uma estranha atividade começa a acontecer durante a noite, impedindo-os de dormir. Os dois resolvem, então, filmar o que estava acontecendo. A sequência inteira é filmada pelo marido Micah (Sloat Miquéias), ator que faz sua estréia no cinema, assim como sua ‘mulher’, Katie (Katie Featherston).

O filme, produzido em 2006, possui o baixíssimo orçamento de US$15.000 e só ganhou as telonas graças à outra estratégia reversa de Peli com relação a Blair. Ao invés de espalhar banners na internet e documentos falsos sugerindo a autenticidade dos vídeos que teriam sido encontrados na floresta para compor a história de Blair, Peli fez uma sequência de exibições à la carte de Paranormal Activity e gravou a reação de suas platéias, alimentando seu site na internet com vídeos e depoimentos mostrando a reação das pessoas. À medida que mais pessoas quiseram ver a produção e o site ganhava mais conteúdo, a obra finalmente a atenção de uma grande distribuidora, a Paramont Picture.

Este é o primeiro filme de Oren Peli, nativo de Israel, que mora nos Estados Unidos desde os 19 anos de idade. Atualmente, ele trabalha em “Área 51", que ele também escreveu, e tem como produtor Jason Blum e produtor executivo, Steven Schneider. Nada mau para um segundo filme de um estreante.

Fóruns na internet e críticos de cinema agitaram as últimas semanas com seus comentários sobre o filme. Os fãs de A Bruxa de Blair criticam a pretensão de Peli; já alguns cineastas consideram o filme uma evolução, tanto na produção (assumidamente falsa, porém, não mesmo perturbadora), como na divulgação (praticamente incentivando que as pessoas pedissem os filmes no cinema mais próximo).

Sem data para estrear no Brasil, o site possui bastante informação. E o trailer dá uma boa prévia do que esperar, incluindo cenas da platéia 'cobaia' de Peli. Muitos afirmam que realmente não conseguiram dormir após assistir o filme tal é a perturbação a seguir.


Terror na Antártida

Caramba, agora eu entendo porque este filme demorou dois anos para ser exibido após o término das filmagens. Terror na Antártida é um adapatação cinematográfica do gibi de Greg Rucka e Steve Lieber, o gibi é muito bom, uma história policial que conta o primeiro assasinato na Antártida. O problema é que o filme não é uma adapatação fiel, com todas as mudanças parece que o filme é uma história completamente diferente. O próprio trailer parece que é um filme de terror e não um filme policial.

Como eu disse anteriormente, o filme mostra o primeiro assassinato no continente gelado. A agente responsável pela investigação é Carrie Stetko (Kate Beckinsale). Atormentada por problemas no passado ela vê o caso como uma chance de provar a si mesma que ainda pode ser útil como policial. A investigação precisa ser concluída em três dias antes que uma terrível tempestade chegue e todos os suspeitos saiam da Antártida.

A cada minuto a trama mais parece uma bola de neve, mais assassinatos ocorrem e o possível motivo das mortes pode ser um avião sumido a 50 anos que teve a sua carga misteriosamente raptada. Gelo e frio não faltam para este fraca adaptação. Após este filme, provavelmente as outras histórias de Carrie Stetko não embarcarão para as telas, quem sabe talvez naqueles lançamentos diretos para DVD…

Gamer

No futuro computador e diversão são sinônimos. A civilização está cada vez mais dependente da tecnologia. Gamer mostra esta realidade, onde o virtual nos engana e o real vira banal nas telas dos computadores.

A principal diversão em 2034 são dois jogos virtuais. Society, um Second Life onde você controla pessoas de verdade e Slayers, um counter-strike onde você controla presidiários que estão a caminho do corredor da morte. Caso um presidiário sobreviva a 30 combates ele automaticamente ganha a liberdade. Kable (Gerard Butler) sonha em conseguir as 30 vitórias para reencontrar sua família. Ele é controlado por um garoto de 17 anos, após 27 vitórias algumas coisas começam a acontecer paralelamente ao jogo, uma gangue virtual que deseja acabar com estes jogos acredita que Kable tem informações importantes sobre o passado negro do criador dos dois jogos e farão de tudo para ajudar Kable a sair do jogo para descobrir o que o cérebro de Kable esconde.

O filme é bom, a história é meio óbvia e curta e o roteiro tem pequenas falhas. As imagens das guerras são perfeitas e lembram muito os jogos atuais de tiro, uma boa diversão para um feriado que você não viajou...

Deixa ela entrar

Grita como um porco

(Antes de tudo, é preciso esclarecer que a criança do pôster é um garoto e não uma menina.)

Há quem diga que o sueco Deixa Ela Entrar é um filme diferente sobre vampiros. Absolutamente quase todas as críticas falam isso. Pois essa também falará. O júri do Festival de Tribecca, NY, até afirmou ser uma “exploração impressionante da solidão e da alienação através de um reexame magistral do mito do vampiro” ao conceder o prêmio de melhor narrativa.

A história é velha conhecida dos fãs de Crepúsculo: uma pessoa se apaixona por outra e descobre que ela é um vampiro. No caso de Deixa Ela Entrar, a vampira é uma garota centenária preza num corpo de doze anos que se esqueceu de como sentir frio. Mas não se trata de um plágio, já que o livro de Ajvide Lindqvist, em que o filme se baseou, foi lançado um ao antes do best seller Stephenie Meyer.

O que há de novo nesta história é o modo como o romance entre as duas crianças é tratado. Não há inocência aqui (um pouco de fofura pode ser, mas inocência jamais). O pequeno humano é maltratado na escola pelos valentões e tudo que ele mais deseja é se vingar desses porcos que lhe arrancam o couro.


A vampira é solitária e triste, mas não pode fazer nada quando a fome aparece, senão obedecer seus instintos e secar as veias de pessoas inocentes. Por isso, ela passa a vida (ou a morte) em conflito.

Assim, a grande questão do filme se resume em uma cena em que ela pergunta para seu pequeno amante, inconformado com o fato estar apaixonado por uma assassina, se ele mataria alguém se pudesse. A resposta implícita, obviamente, é sim. Entretanto, é por necessidade de sobrevivência que ela estrangula pescoços. Não por vingança. Quem pode estar certo numa situação assim?

Todas essas características tornam a produção difícil de classificar como um mero filme de terror. É perturbador demais para um romance e sensível demais para um horror. O que só o torna mais belo e intrigante.

domingo, 11 de outubro de 2009

Zumbi Times 11/10/09

- O livro I Slept With Joey Ramone pode ganhar a qualquer momento uma adaptação nos cinemas

- Duas novas notícias sobre o novo filme do Predador: A participação de Arnold será em forma digital e com dublê, igual ao Exterminador do Futuro 4. Além disto, temos mais 3 nomes para o elenco: Adrien Brody, Topher Grace e Alice Braga

- Zumbilândia acabou de estrear nos EUA e uma continuação já está sendo cogitada!!!

- Gravel, o quadrinho de Warren Ellis e Mike Wolfer, será adaptado para o cinema

- Roberto Orci e Alex Kurtzman não voltarão para escrever o roteiro de Transformers 3

- Eli Roth, diretor e ator sanguinário, está escrevendo um roteiro de ficção científica chamado Endangered Species

- O novo Sexta- Feira 13 já tem data de lançamento. Adivinha? Uma sexta-feira 13... 13 de agosto de 2010

- Stellan Skarsgard está confirmado no filme do Thor, seu personagem ainda é incerto

- A produtora Mandeville Films comprou os direitos sobre o quadrinho Cla$$war da editora ComX

- John C. Reilly é o novo integrante da comédia Ceder Rapids.

- The Subsitute, remake do filme de terror dinamarquês, acaba de ganhar um diretor. Scoot Derrickson é o indivíduo, ele foi o diretor de O Exorcismo de Emily Rose

- Ryan Reynolds está com tudo. Agora ele foi escolhido como protagonista do filme Motorcade

- O próximo projeto do diretor Oren Peli’s será um filme sobre a misteriosa Área 51

- Reykjavík-Rotterdam, filme da Islândia, ganhará um remake americano. Mark Wahlberg produzirá e estrelará o filme.

- Jonathan Demme disse que a produção do documentário sobre Bob Marley está parada, mas não morta..

- Mais um clássico filme da Sessão da Tarde ganhará uma continuação.. não precisava.. estou falando de Férias Frustradas com Chevy Chase

- Gary Ross já está preparando o roteiro do filme solo de Venom...

- Wesley Snipes e Abel Ferrara se unirão novamente como protagonista e diretor. Desta vez será no filme de ação Game of Death

Trailers

Clique nas imagens para assistir o trailer

( Cirque du Freak: O Aprendiz de Vampiro )

(Lula, o Filho do Brasil )

(The Imaginarium of Doctor Parnassus )

(Splice)

sábado, 10 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Zumbi Times 05/10/09

-A melhor notícia do dia, talvez, seja a de que Quentin Tarantino está planejando fazer um filme antes de Kill Bill 3. O diretor disse que o mais provável é que seja um filme de faroeste, já que ele ainda não fez nada desse tipo.

-Mais dois possíveis atores foram confirmados no elenco de Predadores. Um é Walton Goggins. O outro, mais emocionante, é ninguém menos que o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que poderá interpretar um humano que vive escondido num planeta habitado por aliens do mal.

-Depois de Inimigos Públicos, o diretor Michael Mann estaria planejando filmar a biografia do fotógrafo Robert Capa, famoso pelas fotos da Guerra Civil Espanhola. O filme seria baseado no romance Waiting for Robert Capa, de Susana Fortes.