quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Nascido Para Matar

Tudo pintando de preto

Como dizem, Full Metal Jacket, ou Nascido Para Matar (o Brasil conseguiu de novo acabar com um bom título), é considerado um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos, junto com Platoon e Apocalypse Now. E de fato é. Stanley Kubrick não quis poupar ninguém em seu penúltimo fime ao mostrar o duro treinamento, tanto físico quanto psicológico, dos fuzileiros na Guerra do Vietnã. Tão duro que faria o Capitão Nascimento rever seus conceitos.

O filme mostra como pouco a pouco, na guerra, o ser humano é reduzido a um animal frio que mata insandecidamente, seja por vingança ou por falta de culpa mesmo. E como o processo de loucura pode ser inevitável quando se convive com loucos vestindo uma camisa manchada de sangue e razão. Porque os Estados Unidos estão com a razão, como sempre.

Se Apocalypse Now mostrou que pode haver poesia na guerra, Nascido Para Matar mostrou que só pode haver morte, destruição e sujeira. Pois estamos mesmo num mundo atolado em merda todo pintando de preto, como na sombria música dos Rolling Stones.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Matadores em clima de natal

Eu sei, estamos um pouco atrasados..mas vale a pena, para ver o restante das fotos clique aqui

This Is It por Spike Lee

Spike lee dirigiu um clipe póstumo de Michael Jackson com a musica This Is It. Clique na foto para assistir.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Matadores de Vampiras Lésbicas

Matadores de Vampiras Lésbicas é um filme com alma trash. Mas é tudo muito bonitinho pra ser um verdadeiro trash. Os efeitos, exceto aqueles propositalmente ruins, até que enganam bem. A fotografia não deixa nada a desejar e a arte do filme é até respeitável. O que faz pensar que o longa foi feito por quem não entende nada de filmes trash.

Mas o que faz a produção inglesa merecer ir dereto pro inferno é mesmo o roteiro. Sem graça e sem sal. Na história, que começa num tempo distante, uma vila é arrasada por uma rainha vampira lésbica que seduz as mulheres. Um barão incoformado por ter perdido a esposa resolve matar a rainha vampira... e consegue. Só que ao morrer ela o amaldiçoa dizendo que todas as mulheres daquele lugar virarão vampiras lésbicas aos 18 anos e quando o sangue do último descendente do barão encontrar o sangue de uma virgem, ela ressurgirá.

O filme, obviamente, atrai primeiro pelo título. E os roteiristas pensaram mesmo primeiro no título pra depois inventar uma história, segundo o Rubens Ewald Filho. O que não é nenhum pecado, se a história pelo menos fosse boa. Mas nem ao que se presta o filme é bom. Onde está o erotismo, a sensualidade e o sexo? Vemos sim alguma garotas se beijando, mas só.

Posso estar sendo cruel, mas não sou só eu quem diz isso. Pela primeira vez, parece haver uma concordância entre os matadores desse blog, talvez porque estivéssemos esperando há muito tempo. E os EUA também pensam assim, já que fez sua estreia direto em dvd e sem o "lésbicas" do título. Mas pelo menos, rende umas risadas.

domingo, 27 de dezembro de 2009

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Avatar

Avatar não pode ser lembrado só como uma grande e nova experiência cinematográfica. É claro que os efeitos especiais são extraordinários, todas as formas de Pandora são incrivelmente reais, os Na´vis parecem atores verdadeiros. Como eu estava falando, Avatar é mais do que a tecnologia, o filme é uma crítica aos humanos e sua obsessão de destruir o meio ambiente sem se importar com nada e ninguém, somente com o lucro.

A história acompanha a saga de Jake Sully (Sam Worthington), um soldado paraplégico, após a morte do seu irmão gêmeo ele é convocado para ingressar numa viagem para Pandora e continuar o trabalho do falecido. Pandora é um planeta localizado há muitos anos-luzes da terra, o motivo dos humanos estarem em Pandora é simples, é só lembrar dos motivos que os antigos colonizadores embarcavam em grandes viagens. Pandora tem um mineral que vale muito dinheiro, porém a principal fonte deste mineral está bem na moradia dos Na´vis, antes dos humanos partirem para a ignorância eles querem tentar um modo diplomático de tirar os aliens do lugar. O plano é simples, os cientistas criaram os chamados Avatares, uma mistura de humanos com Na´vis, e com uma ajuda tecnológica os cientistas conseguem transferir a mente do humano que foi usado na criação para dentro do Avatar. A missão destes Avatares é de aprenderem o máximo possível da cultura dos aliens e assim tentar dialogar uma possível mudança de moradia.

Para alguns o mais interresante e rápido é a solução militar, principalmente para o coronel Miles Quaritch que faz uma proposta a Jake, observe e conte tudo para ele em troca o exército lhe dará pernas novas. Inicialmente Jake faz e informa tudo para o coronel, após um pequeno evento ele acaba conhecendo a Na´vi Neytiri e com isto nós conhecemos também a cultura dos Na´vis e o planeta Pandora. Neytiri mostra tudo para Jake, ensina como viver em harmonia com a natureza e como todos os seres vivos de Pandora fazem parte do planeta. Todos estes novos ensinamentos fazem Jake ser uma pessoa mais sensível e completa e ainda por cima ele descobre o amor nos braços da nativa. Mas nem tudo é um mar de rosas, com a pressão do coronel Miles a iniciativa armada é finalmente a opção escolhida. Não vou contar mais nada.....

Não é difícil de enxergar no filme características indígenas e de outras civilizações que já passaram pelo nosso louco planeta azul, isto é mais um detalhe que mostra o estrago que fizemos e continuamos a fazer no planeta. James Cameron consegue sim passar uma mensagem ecológica através da grandeza de Avatar. Vale a pena ser visto e revisto, principalmente depois que o diretor afirmou que se o filme for bem nas bilheterias duas continuações podem ocorrer!!!! Corram para o cinema!!!

B13 – Ultimato

Esta continuação tem os moldes iguais do primeiro filme. Muita ação, pulos, porrada e uma trama que poderá acabar com o distrito 13. Para os navegantes de primeira viagem, B13 era um bairro isolado na França que graças a Leito e Damien não foi destruído por um míssil, como recompensa, os dois conseguem convencer o governo a derrubar os muros e ajudar o bairro a ter um pouco de dignidade.

Porém dois anos se passaram e nada foi feito, a violência reina no bairro e os muros continuam a existir. Outro plano secreto tem como objetivo destruir o distrito e reconstruir um lugar com muito verde e crianças brincando...é claro que para isto acontecer o plano tem que ser bem elaborado e feito por profissionais. O estrategema é mostrar para toda a sociedade que o bairro é violento e que a única solução é destruí-lo. Além desta tramóia, Damien e Leito precisam ser cartas foras do baralho. Mas com estes dois é praticamente impossível tirá-los da jogada. O filme é bom, a fôrmula funciona, David Belle e Cyril Raffaeli são atletas incríveis, vale a pena assistir se você é fã do gênero.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Anjos e demônios

Não vou comentar nenhuma das polêmicas que envolveram este filme, vou direto ao assunto. Tem um detalhe muito importante sobre esta adaptação cinematográfica do livro de Dan Brown, o filme é melhor do que o livro! Muito raro isto acontecer...

O filme tem os Illuminati como enredo principal, após a morte do papa os quatro favoritos a sucessão são seqüestrados e se desgraça pouca é bobagem uma bomba de anti-matéria também é roubada de um laboratório. Mas quem a igreja chamará para solucionar o caso? Chuck Norris? Não, eles chamam o ateu acadêmico Robert Langdon. Desta vez o simbolista terá algumas horas para resolver este enorme quebra-cabeça antes que todos os quatro padres morram e a bomba exploda, concretizando assim a tão esperada vingança dos Illuminatis contra a igreja católica.

Jack Bauer interrogando Papai Noel

Sim, ele precisou entrar em ação. Jack Bauer e seus interrogatórios...clique na imagem para ver o video


sábado, 19 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os Fantasmas de Scrooge

Mal humorado, ranzinza, mão de vaca e mesquinho, não, eu não estou falando sobre as minhas melhores qualidades e sim sobre Ebenezer Scrooge, personagem principal desta fábula natalina de Charles Dickens. A animação tem gráficos exuberantes, muito mais para os adultos do que para as crianças o filme ensina que os valores que as vezes só lembramos no natal são essenciais e sem eles somos só pessoas fechadas e egoístas. Com a direção de Robert Zemeckis e atuações de Jim Carey e Gary Oldman o filme consegue convencer e fazer refletir até o mais gélido dos corações. O diretor evoluí a sua arte a cada filme, detalhes se juntam ao impossível e criam a cada cena uma impressão real, apesar de todos saberem que é uma animação.

O filme é uma boa pedida para assistir em 3d, só uma dica construtiva que estou revendo em minha administração pessoal, não sentem na última fileira do IMAX do shopping Bourbon, o espaço entre as poltronas é minúsculo e se alguém chega atrasado tem que praticamente passar por cima de você para chegar no lugar. (Este último parágrafo pareço realmente o Ebenezer Scrooge ahahha)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Balde de Sangue

Estátua Morta

"Somente os artistas são pessoas, os demais não. Onde estão John, Joe Jake, Jim, Jean, Jerk? Mortos, mortos, mortos. Eles nunca nasceram... Onde estão Leonardo, Rembrandt, Ludwig? Vivos, vivos, vivos. Eles nasceram."

Faz sentido pensar que seu nome só entrará para a história, caso você faça algo realmente grande. Algo a ser lembrado por séculos. Por isso é compreensível que o personagem principal de Balde de Sangue, de 1959, queira fazer sucesso para não morrer depois de morrer.

Garçom de um bar frequentado por artistas, jornalistas, poetas e qualquer outro tipo de marginais da época, o personagem principal é um invejoso. Ele deseja ser tão famoso quanto as pessoas que serve, mas não tem o mínimo de talento para isso. Além do mais, é doido. Um dia, quando mata sem querer o gato da vizinha e reveste o corpo com argila tem aí uma "bela" obra de arte, que faz imediato sucesso entre os frequentadores do bar Porta Amarela. Para continuar o sucesso e se manter em foco, o garçom passa a matar pessoas de verdade.

Rodado em plena efervesecência do movimento beatnik, o filme pode ser visto como um retrato em preto e branco desse mundo onde poetas loucos e bêbados nasceram para deturpar a visão tradicional do mundo como o conhecemos.

O longa, se é que se pode chamar assim, não tem em evidência nenhum balde de sangue em seus 65 minutos. E é tão rápido e rasteiro que mal se pode se identificar com os peronagens. Os efeitos poderiam ser escritos com um "d" na frente de tão toscos e as desculpas para as mortes são tão vagabundas que envergonham. Edgar Allan Poe levantaria do caixão se soubesse que um conto seu influenciou a morte do gato.

Mas por ter um argumento incrivelmente brilhante e uma cena de abertura fantástica, mesmo que simples, todos os erros são perdoados. Como se não bastasse, o filme foi influência para Art Spiegelman, o único quadrinista ganhador de um Politzer, por Maus (leia a entrevista da Folha). Com tantos elogios, não dá pra entender por que o diretor Roger Corman, só ficou conhecido 18 anos depois, com A Pequena Loja de Horrores.

(Mas, possivelmente, você não encontrará esse filme na locadora. Clique aqui para baixá-lo.)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gangbang Zombie

Impróprio para menores....

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Personagem do mês (Novembro)

Chewbacca

Gata do mês (Novembro)

Buffy

Hollywood vs Nova Iorque - Quatro décadas de destruição

A Goodie Bag criou uma montagem com um musical mostrando tudo o que de pior aconteceu em Nova Iorque em quarenta anos. Veja toda a destruição aqui: