terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Guerra nas Estrelas (Episódios IV, V e VI)


A missão era fácil. Dividir com o meu amigo os seis filmes do Guerra nas Estrelas e postar neste espaço privilegiado numa ordem que batesse com a estreia do novo filme. Só que neste mundo louco e vivendo essa vida de trabalhador assalariado, nada é tão simples. Traduzindo. Seria impossível cumprir este prazo. A solução que a força trouxe? Escrever dois textos falando sobre cada trilogia. 


Para falar da primeira trilogia (episódios IV, V e VI) eu gostaria de começar relembrando quando eu assisti a primeira vez estes filmes. Eu posso não ser mais um jovem, mas quando eu vi o primeiro (episódio IV) ele já tinha sido filmado há um tempinho, ou melhor, os três já tinham sido lançados antes de eu nascer. Neste contexto é fácil perceber que eles foram muito importantes na minha formação para sobreviver nesse mundo louco. Como eles já passavam na “sessão da tarde” ou estavam gravados em VHS pelo meu pai, eu obviamente tive um grande contato naquele importante período da vida que ajuda a definir nossa personalidade. O ser herói, fazer o correto, ajudar quem precisa e nunca ser do lado sombrio estava tudo ali. Foi com certeza um belo complemento para a minha educação. Agora chega de bancar o Paulo Freire e vamos ao resumo desta épica saga. 

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante (tinha que começar com esta frase) uma guerra entre o Império Galáctico e a Aliança Rebelde sacode o universo. Em um grande ato de coragem (que será explicado em um novo filme), os rebeldes, que contam com a ajuda da Princesa Leia (Carrie Fisher) roubam os planos da temível Estrela da Morte. Para evitar que eles retornem as mãos dos inimigos, a jovem Leia esconde os dados do projeto secreto dentro do robozinho R2-D2 e, juntamente com o outro robô, C-3PO, os envia para Tatooine para encontrar Obi-Wan Kenobi. 

Por um capricho da força ou algo do tipo, os dois atrapalhados robôs acabam sendo encontrados por Luke Skywalker (Mark Hamill), um jovem projeto de herói que vive sob a proteção de seus tios. Luke logo junta às pecinhas e desvenda que Obi-Wan é o ermitão conhecido como Ben Kenobi (Alec Guinness). Após descobrir que os “malvados” mataram seus tios, Luke e Kenobi contratam Han Solo (Harrison Ford), um contrabandista que tem como parceiro o estranho Chewbacca, para leva-los até a cúpula da Aliança.


Obviamente todos esses personagens não são somente simples garotos de recados (o próprio Luke acaba descobrindo sua vocação para cavaleiro Jedi). Todos são importantes peças na destruição da Estrela da Morte e na luta contra o Império Galáctico que tem como principal vilão o temível Darth Vader....


Já no Episódio V – O Império Contra-Ataca, o próprio título do filme já resume bem a história. É nesta continuação que grandes gargalos e mistérios são construídos. Luke parte para concluir seu treinamento Jedi com o grande mestre Yoda enquanto o resto luta contra as forças do mal. No grande clímax do filme (o final), Luke tem a maior revelação da série... depois de perder sua mão num combate contra Darth Vader, o jovem herói descobre que o ser de armadura escura e voz estranha é seu pai (como todo mundo sabe disto, não corro o risco de ser spoiler). Como desgraça pouca é bobagem, Han Solo acaba sendo congelado e entregue ao caçador de recompensas, Boba Fett. Realmente, é de tirar o fôlego. 


O capítulo VI – O Retorno do Jedi é a história de Luke tentando salvar a pátria enquanto seus inimigos tentam leva-lo ao lado negro da força. Darth Vader conta com a ajuda do terrível Imperador, um senhor negro dos Sith que levou Vader para o caminho errado e quer fazer o mesmo com seu filho. Paralelamente a estes dramas familiares, Han e Leia tentam impedir que uma nova Estrela da Morte cause mortes e destruição na galáxia. 


Escolhi me estender mais no Episódio IV pois ali temos a apresentação dos principais personagens e porque, particularmente, para mim é o melhor filme dos seis. Talvez esta impressão possa mudar com o novo episódio. Não sei. Eu simplesmente não consigo mensurar o meu nível de expectativa para o novo filme. Desde o primeiro teaser (que eu quase chorei) eu tenho certeza que o filme será foda. Até mesmo a ruivinha do amor achará isso. Guerra nas Estrelas será um daqueles filmes que meus netos e bisnetos assistirão e manterão a mesma paixão que eu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário