quinta-feira, 8 de março de 2018

Pantera Negra

Pantera Negra é o filme mais importante da Marvel?
Calma, bicho. Não seja cafona com pergunta difícil logo de cara. Espera pelo menos a apresentação do filme.

Após o assassinato do rei de Wakanda, o princípe Tchalla retorna ao país africano para ser coroado novo Pantera Negra.
Mas quais as consequência de se revelar ao mundo? E o que o mundo fará com o conhecimento tecnológico e científico de Wakanda?

Encravado no coração da África, Wakanda é o país mais avançado do planeta (mesmo que o planeta não saiba disso). Mais: é um personagem tão fundamental para o andamento do roteiro quanto seu regente Pantera Negra.
É que a medida que a política, economia e a sociedade de Wakanda são desenvolvidas, juntos crescem os personagens principais do filme. 

Wakanda baseia seu progresso na união entre 5 tribos africanas e na capacidade de explorar vibranium, mineral fundamental para o modelo de vida local. Quando o forasteiro Killmonger traz à tona segredos do passado a unidade das 5 tribos é quebrada.

Esse aspecto explica em parte porquê Killmonger causa impacto imediato. Ele não só revela as falhas do protagonistas (característica clássica de vilões), como apresenta um ponto de vista coerente que te faz questionar se ele não deveria liderar Wakanda.

O filme é uma opção de entretenimento das melhores. Mas é mais do que isso, pois levanta um punhado de discussões relevantes sobre os nossos tempos (dívida histórica, união entre povos, direito X privilégio). Pantera Negra é o filme mais importante da Marvel?
Se não é o melhor, é o mais importante.  

Pantera Negra está em cartaz nos cinemas nacionais.










Um comentário: