domingo, 27 de janeiro de 2013

A Coisa – O Enigma de Outro Mundo


Com essa nova onda de criar continuações, que são na verdade prelúdios, eu fico confuso se escrevo aqui respeitando a ordem cronológica da história ou de importância. Desta vez vou seguir a linha do tempo dos fatos, mesmo porque, esse filme não deixa nada a dever do clássico homônimo de 1982 do diretor John Carpenter (um dos meus prediletos).

O filme começa com uma equipe norueguesa descobrindo uma nave e seu piloto alienígena congelados no gelo da Antártica. Imediatamente após a descoberta, o experiente doutor Sander Halvorson é chamado para ajudar na escavação. Ele convoca seu assistente, Adam, e Kate Llooyd (Mary Elisabeth Winstead), uma especialista em paleontologia, para também colaborarem na busca por respostas.


Assim que chegam ao continente branco, Dr Halvorson e sua equipe desenterram o alienígena e levam-no para a base norueguesa. Convictos que a descoberta mudará a história da ciência, Halvorson e Edvard (chefe da delegação norueguesa) resolvem cortar as comunicações enquanto realizam pequenos experimentos com a criatura.

Porém, congelado não significa morto. O alienígena consegue reviver e mata um cachorro e um cientista antes de ser queimado até a morte. Enquanto realiza a autópsia na carcaça do monstro, Kate cria a suspeita que o alien estava tentando duplicar uma pessoa e confirma com os seus próprios olhos quando uma mulher do acampamento tenta mata-la. Após essa revelação o terror virará psicológico também, todos desconfiarão de todos e a única certeza é que a criatura ainda está viva.


Esse filme não chegou aos cinemas brasileiros, uma pena, uma história muito bem elaborada. Os roteiristas tiveram o cuidado de pensar nos detalhes mostrados no filme de 1982, desde um simples machado na parede a história dos sobreviventes originais. O diretor holandês Matthisjs Van Heijningen ganhou muitos pontos comigo seguindo a mitologia criada por John Carpenter. Eu nem suspeitava que aquele acampamento descoberto por MacReady (Kurt Russel) tinha passado por tanta coisa.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário