sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Grandes Olhos


“Os olhos são a janela da alma”. Esse era o argumento que a artista Margaret Keane usava para explicar suas pinturas de crianças com grandes olhos na década de 50. Suas obras de arte eram a única forma que ela tinha de desabafar de seus problemas. Sem facebook, whatsapp e vivendo numa época totalmente familiar e machista, ela não tinha outra opção de válvula de escape. A rigidez da época era tanta, que nem seus próprios quadros ela assinava. Óbvio que uma história curiosa como essa (que eu particularmente não conhecia) não poderia ficar muito tempo longe das telonas do cinema. O encarregado? Um especialista em contar histórias curiosas...Tim Burton.

Fã dos quadros “Olhos Grandes”, Burton não só dirigiu o filme como também ajudou na produção e chamou seu grande parceiro, Danny Elfman, para cuidar da trilha sonora. Completando o time, estão os atores Amy Adams e Christoph Waltz, interpretando o casal principal do filme.

A história é basicamente o que eu escrevi no primeiro parágrafo. Margaret (Adams) resolve se divorciar de seu marido e vai morar em outra cidade com sua filha. Tentando recomeçar sua vida, ela tenta vender seus desenhos para conseguir algum dinheiro. Durante uma feirinha, ela conhece o também pintor Walter Keane (Waltz) e os dois se apaixonam e se casam.


Enquanto sobra talento em Margaret, falta habilidade de vendas. Enquanto com Walter acontece justamente o contrário. Não demora muito para ele perceber que os quadros de sua mulher podem render um bom dinheiro para ambos, desde que ele finja que é o artista responsável. Com o repentino sucesso e os altos ganhos financeiros, Margaret aceita se esconder, mas isso cria uma roda gigante de mentiras e a prende mais uma vez numa vida submissa.    


Quem acompanha os filmes de Tim Burton ao longo dos anos consegue perceber facilmente o seu estilo de cores e cenários e como ele se segurou para criar uma história onde a personagem principal não tivesse escapatória, a não ser seguir os mandos de seu marido. Olhos Grandes é um filme de uma guerreira que precisou lidar com tantas barreiras para alcançar seu único objetivo...ser feliz.

Obs: A cena do julgamento é uma das mais hilárias que eu vi nesse começo de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário