terça-feira, 28 de julho de 2009

A Dança dos Vampiros

Por favor, não morda meu pescoço

Não que a Dança dos Vampiros seja um filme ruim. Ele só não é lá muito impressionante. Por ser um filme escrito e dirigido por Romam Polanski, espera-se um pouco mais do que algo sem graça sobre vampiros. Era pra ser uma comédia misturada com terror, mas o resultado, infelizmente, deixa muito a desejar. Que os fãs de Chinatown e O Bebe de Rosemary cortem minha cabeça, mas Polanski não estava em sua melhor forma neste longa de 1967.

A história é baseada na busca de um professor que tenta provar suas suspeitas sobre a existência de vampiros. Para isso, ele vai à Transilvânia, acompanhado de seu medroso assistente, que é interpretado pelo próprio Polanski. Assim como os filmes de Woody Allen que são mais interessantes quanto menos ele aparece, com Polanski ocorre o mesmo. O diretor interpreta bem e sua cara de pateta combina com a do personagem, mas ele podia permanecer sentado confortavelmente na cadeira enquanto os atores atuam.

Trata-se de uma bela produção, certamente. Com um figurino tão fidalgo quanto exige um filme de vampiros. Mas a história é mesmo o que falha. Entretanto, quando se pensa no fato ocorrido dois anos após o lançamento, ele se torna um clássico imperdível.


Sarah, a personagem de Sharon Tate, além de par romântico de Polanski na produção, era também sua mulher na vida real. E ela estava grávida de oito meses quando integrantes da seita de Charles Manson invadiram sua casa e a mataram. Assim, a Família Manson interrompeu a carreira de uma das mulheres mais lindas de Hollywood na década de 60.

O filme é portanto uma boa desculpa para vislumbrar Sharon Tate e Roman Polanski antes de um dos acontecimentos mais trágicos da história do cinema. Mas só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário