segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Avatar

Avatar não pode ser lembrado só como uma grande e nova experiência cinematográfica. É claro que os efeitos especiais são extraordinários, todas as formas de Pandora são incrivelmente reais, os Na´vis parecem atores verdadeiros. Como eu estava falando, Avatar é mais do que a tecnologia, o filme é uma crítica aos humanos e sua obsessão de destruir o meio ambiente sem se importar com nada e ninguém, somente com o lucro.

A história acompanha a saga de Jake Sully (Sam Worthington), um soldado paraplégico, após a morte do seu irmão gêmeo ele é convocado para ingressar numa viagem para Pandora e continuar o trabalho do falecido. Pandora é um planeta localizado há muitos anos-luzes da terra, o motivo dos humanos estarem em Pandora é simples, é só lembrar dos motivos que os antigos colonizadores embarcavam em grandes viagens. Pandora tem um mineral que vale muito dinheiro, porém a principal fonte deste mineral está bem na moradia dos Na´vis, antes dos humanos partirem para a ignorância eles querem tentar um modo diplomático de tirar os aliens do lugar. O plano é simples, os cientistas criaram os chamados Avatares, uma mistura de humanos com Na´vis, e com uma ajuda tecnológica os cientistas conseguem transferir a mente do humano que foi usado na criação para dentro do Avatar. A missão destes Avatares é de aprenderem o máximo possível da cultura dos aliens e assim tentar dialogar uma possível mudança de moradia.

Para alguns o mais interresante e rápido é a solução militar, principalmente para o coronel Miles Quaritch que faz uma proposta a Jake, observe e conte tudo para ele em troca o exército lhe dará pernas novas. Inicialmente Jake faz e informa tudo para o coronel, após um pequeno evento ele acaba conhecendo a Na´vi Neytiri e com isto nós conhecemos também a cultura dos Na´vis e o planeta Pandora. Neytiri mostra tudo para Jake, ensina como viver em harmonia com a natureza e como todos os seres vivos de Pandora fazem parte do planeta. Todos estes novos ensinamentos fazem Jake ser uma pessoa mais sensível e completa e ainda por cima ele descobre o amor nos braços da nativa. Mas nem tudo é um mar de rosas, com a pressão do coronel Miles a iniciativa armada é finalmente a opção escolhida. Não vou contar mais nada.....

Não é difícil de enxergar no filme características indígenas e de outras civilizações que já passaram pelo nosso louco planeta azul, isto é mais um detalhe que mostra o estrago que fizemos e continuamos a fazer no planeta. James Cameron consegue sim passar uma mensagem ecológica através da grandeza de Avatar. Vale a pena ser visto e revisto, principalmente depois que o diretor afirmou que se o filme for bem nas bilheterias duas continuações podem ocorrer!!!! Corram para o cinema!!!

3 comentários:

  1. filho da mãe, acabei de ver o filme,
    fui seco postar e voce já tinha postado.. hahah

    ResponderExcluir
  2. eu já tinha visto no sábado, eu aproveito as minhas férias para algo útil...ahaha coloca uma segunda opinião

    ResponderExcluir
  3. Esse filme aborda uma questão muito importante do mundo contemporâneo. Assim como Tainá 2.

    ResponderExcluir