domingo, 2 de maio de 2010

A Estrada

A Estrada é uma fiel adaptação do livro The Road de Cormac McCarthy vencedor do Pulitzer, ela não é uma história repetitiva sobre o futuro e como os humanos ou algum extraterrestre destruíram a terra, neste singular livro-filme a grande lição é sobreviver, sobreviver fazendo o que é certo, não importa em quais circunstâncias fudidas você se encontra.

No filme pai e filho vagam por um mundo deserto e apocalíptico em direção ao litoral, o grande desafio dos dois é sobreviver e não salvar o planeta. Esta jornada mostrará um pai deixando todos os seus sonhos e escrúpulos enterrados juntos com o passado, para somente pensar na sobrevivência de seu filho.

O tom cinzento do filme dá uma sensação de realidade assustadora, os ambientes desertos se tornam horripilantes a cada encontro de pai e filho com alguns bandidos e canibais. Viggo Mortensen doma mais uma vez um papel dificílimo, todas as vezes que ele aparece nu com sua barba e cabelo mal feitos a sensação de imersão completa no papel é passada completamente. A lentidão do filme é mais um ingrediente interessante, ela ajuda a entender a angustia e desespero dos personagens.

Um comentário: