sábado, 8 de maio de 2010

Matinee - Uma Sessão Muito Louca

Apesar do filme Matinee, de 1993, trazer o apêndice "Uma sessão muito louca", ele não é uma comediazinha boba da Sessão da Tarde. Ou até é, mas nem tanto. Explico... o longa tem adolescentes e draminhas da idade mas usa como plano de fundo a Crise dos Mísseis, de 1962. E ainda tem um excelente - e gordo - John Goodman, como o diretor mercenário do filme que se passa dentro do filme.

Na história, as pessoas estão em polvorosa com a possibilidade de uma guerra nuclear. Os EUA já mandaram navios para bloquear a entrada dos russos em Cuba e, enquanto isso alguns aproveitam para ganhar dinheiro. É o caso do diretor de cinema interpretado por Goodman, que vai a uma pequena cidade lançar seu novo longa de terror. "Mant" é um filme B que conta o drama de um homem que, ao entrar em contato com radiação, se transformou em uma enorme formiga assassina, numa homenagem aos insetos gigantes sem sentido que só os trash anos 1960 poderiam produzir.

O filme é competente ao mostrar o medo e a paranóia que as pessoas podem sentir e ter quando são aterrorizadas psicologicamente. Nada pode vender mais do que o medo e a curiosidade. Em tempos incertos, as pessoas tendem a ser mais vulneráveis a qualquer coisa, até a insetos gigantes. Mas isso não pode ser considerado privilégio do passado, pois ainda hoje somos surpreendidos com produções inverossímeis que nos deixam assustados. Afinal, assim como nossos antepassados que não sabiam se o mundo acabaria numa explosão atômica ou não, nós também não sabemos se o aquecimento global ou as recentes catástrofes naturais podem nos dizimar. Enquanto isso, assistimos o mundo ser destruído em filmes como 2012, comendo pipoca e torcendo para o planeta esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário