terça-feira, 8 de novembro de 2011

Akira

Do que adianta a mulher ser cheirosa e bonita se na hora de conversar ela fala que não conhece Akira. Poxa, a criação de Katsuhiro Otomo foi um marco para a animação mundial. Otomo usou e abusou da violência visual e das de críticas socias atuais. Akira tornou-se uma referência e abriu a cultura japonesa para o mundo dos anos 80, além de transformar a visão de muitos artistas que sucederam este clássico.

A história se passa alguns anos após a III Guerra Mundial. A cidade de Neo-Tóquio vive com todos os grandes problemas das principais metrópoles mundiais. Os jovens andam em gangues e disputam diariamente o controle das ruas. Kaneda e Tetsuo são dois orfãos que se conhecem desde criança e comandam uma gangue de motociclistas.


Durante uma briga contra rivais, Tetsuo sofre um grave acidente enquanto desviava de uma criança que fugia de uma instalação secreta militar. Ele acaba sendo capturado e levado para os cientistas do tal complexo. Enquanto Kaneda tenta salvar o amigo, Tetsuo começa a desenvolver poderes psicocinéticos. Ele encontra outras crianças com poderes também, mas diferentes delas, ele não é controlado pelo exército e seu ódio e sentimentos confusos o levam atrás da entidade responsável pela III Guerra Mundial, Akira.


Em sua busca por Akira, a sociedade enxergará em Tetsuo um novo messias, alguém que ajudará o povo e guiará todos para um futuro melhor. Paralelo a todo este movimento, Kaneda tentará ajudar o amigo de todas as formas, mesmo que isso signifique matá-lo.....



A importância de Kaneda e sua moto para a cultura Pop é algo imensurável, mesmo a menina mais bonita que nunca tenha lido a mangá ou assistido esta animação reconhece que pertence a Akira. O mais importante talvez é que os desenhos deixaram de ser apenas coisa de criança, eles se tornaram uma forma de expressão para mentes criativas, adultas e meio perturbadas que tentam passar mensagem e críticas através das animações.


2 comentários:

  1. Nós, mulheres bonitas e cheirosas, não sabemos assim de tudo, baby...
    Se não, vocês cairiam ainda mais aos nosso pés!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Pega demais!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir