terça-feira, 22 de novembro de 2011

Amanhecer - Parte 1


Lembro quando comprei em meados de 2009 o livro Amanhecer, da Saga Crepúsculo, em inglês. No Brasil ainda não tinha tradução e a minha prima estava desesperada pelo livro, eu nem sabia muito bem o porquê. Dei uma boa folheada no livro (enorme, por sinal) e pronto, decidi comprar desde o primeiro volume. Em um mês eu já tinha lido todos e me apaixonado pela série - Edward, Bella, Jacob e todo o resto. Mas por que toda essa introdução? Porque Amanhecer - Parte 1 é mais um filme pra fãs, assim como eu, que esperaram mais de dois para ver o seu livro predileto materializado. Ou pelo menos a metade dele.

Vamos para a história. Depois de finalmente aceitar se casar com Edward (Robert Pattinson, na melhor forma da saga), Bella (Kristen Stwart, sexy e mostrando ao que ainda virá) vai se preparando aos poucos para despedir-se de sua vida de mortal e encarar a eternidade, transformada, ao lado de seu amado. Aí inclui-se o doce Jake (Taylor Lautner, absurdamente crescido e melhorado em comparação ao tímido garoto do primeiro), que não se conforma com a ideia maluca do amor de sua vida: Bella quer consumar o casamento e provar do fruto proibido antes de ser imortal como Edward. O grande problema é que a moça pode morrer durante a realização desse desejo (não que essa fosse uma morte muito, muito, ruim, mas, enfim...).

Depois de uma cerimônia de casamento nervosa e emocionada, os pombinhos seguem para a lua de mel surpresa em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, não sem antes dar uma passadinha na Cidade Maravilhosa. Chegando no seu destino, ambos (finalmente!!!) se entregam a paixão sem maiores traumas. Aparentemente....eis que Bella fica grávida, não se sabe exatamente do quê, e a vida volta a ser o pesadelo de antes. Edward e sua família são contra, Jake também busca convencer Bella a desistir do bêbê, mas algo a leva a acreditar que tudo acabará bem no final. E não vai ser assim tão fácil, já que a matilha do lobo Jacob não gostou de ter uma nova 'aberração' na floresta de Forks e está determinada a exterminá-la.

De todos os filmes, esse parece o mais fiel à história que os anteriores. Claro que não há tempo de reproduzir tantos diálogos densos, mas até os fãs mais durões vão ser tocados ao ver esse"início do fim". Talvez tenha faltado apenas transparecer mais a maturidade que ganham os personagens Bella, Edward e Jacob, até mesmo o triângulo amoroso. Os conflitos dessa trama são fundamentais para o destino de cada um deles, que se desenha apenas nesse filme e ganha corpo na Parte 2 (ok, talvez tenha sido proposital 'guardar' esse impacto para o final, vamos ver...).

O que foi aprimorado mesmo (e, outra vez, talvez propositadamente) foi a roupagem do filme. Efeitos especiais e fotografias muitíssimo melhores - atenção para a transformação de Bella e as cenas de combates, são as mais bacanas. Por isso, consegue manter acordado até mesmo os namorados e rolos que resolverem assistir ao filme para agradar as fãs de Jacob e cia. A trilha sonora também é boa, traz músicas novas e de outros filmes da saga.

Mesmo sendo fã, não consegui conter um ou outro comentário ácido aqui e ali. Como li em outros lugares, não é filme pra Oscar. Mas diverte, emociona e, portanto, cumpre o seu papel de entreter. Mal posso esperar pelo segundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário