quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As Aventuras de TinTim – O Segredo do Licorne

Para muitos, TinTim era aquele desenho obrigatório que passava à noite na TV Cultura, entre o Castelo Rá-Tim-Bum e Glub-Glub, ou algum outro programa educativo. A mistura de ação e investigação predominava em todas as aventuras do repórter topetudo criado pelo desenhista Hergé. Na maioria das vezes, existia sempre um artefato histórico para achar, ou um mistério real para resolver. Steven Spielberg e Peter Jackson resolveram juntos transportar todo esse rico passado do personagem para as telonas. Usando computação gráfica com captura de movimentos e performance, os dois gênios planejam inicialmente filmar três filmes, revezando na direção.O primeiro, O Segredo do Licorne, ficou a cargo de Spielberg.

TinTim (Jamie Bell) é um famoso repórter que além de escrever também vira personagem nas próprias matérias, resolvendo os crimes e causos. Depois de comprar uma réplica do famoso barco Licorne, ele e seu fiel cachorro, Milo, começam a serem perseguidos por estranhas figuras. Depois de encontrar uma pista dentro do barco, ele começa a investigar e acaba sendo seqüestrado e preso dentro de um navio misterioso.


No navio, TinTim conhece o beberrão Capitão Haddock (Andy Serkis) e juntos eles conseguem escapar. Haddock é neto do comandante do Licorne e o único que conhece o verdadeiro segredo por trás das mensagens do seu avô, o problema é que ele não consegue ficar sóbrio para se lembrar de tudo. Os dois passarão por muita aventura e ação para desvendarem o segredo do Licorne.


Esta versão do cinema tem muito mais ação, tiroteio e explosões que o desenho original ou os próprios quadrinhos. O jeito Hollywood de ser pelo menos não estragou a obra de Hergé, o topetinho está lá resolvendo os mistérios daquele jeito normal, sem ser um super-homem, usando a inteligência e a sorte como aliadas. Que venham os próximos!!

Um comentário: