domingo, 8 de janeiro de 2012

Cavalo de Guerra

Eu poderia começar escrevendo este texto lembrando do meu cachorro, um dos animais mais companheiros que eu já vi na minha vida e que me mostrou o verdadeiro significado do amor. Em vez disto, vou usar um fato da minha semana para me inspirar nestas primeiras linhas e que está ligado ao filme, quero falar de amizade.

Amizades verdadeiras são raras, acho que cada pessoa pode contar nos dedos quantos amigos possuí. Fora este pequeno círculo, preenchemos nossa vida com pessoas passageiras, colegas e conhecidos. Infelizmente confundimos às vezes estes colegas com os nossos amigos verdadeiros, mas não demora muito para percebermos o erro. Amizade é confiança, isto resume tudo.

Voltando ao filme... Cavalo de Guerra é o retorno de Steven Spielberg aos filmes de guerra, desta vez ele junta uma linda história de amizade e coragem com todo à frieza e crueldade que só uma guerra pode proporcionar. O famoso diretor consegue mais uma vez emocionar e cativar com um filme que tem conceitos tão básicos e essenciais para as nossas vidas.

Albert é um adolescente que vive em Devon, Inglaterra, em plena pré-primeira guerra mundial. Ted, seu pai, um veterano de guerra, compra um cavalo para arar a terra e conseguir pagar o aluguel. Albert dá ao cavalo o nome de Joey e começa a treiná-lo e assim nasce uma grande amizade entre os dois. Após uma terrível chuva, Albert e sua família perdem toda a plantação. Ted então resolve aproveitar a chegada da guerra para vender o cavalo para o exército e conseguir dinheiro para o aluguel.


Após muitas lamentações, o cavalo vai parar com o capitão Nicholls, que promete devolve-lo após o término da guerra. Nicholls e seu batalhão partem imediatamente para o front e assim inicia-se a grande jornada de Joey, uma jornada que inspirará coragem e bondade aos soldados dos dois lados da guerra e a outros curiosos personagens da trama.



Alguns críticos acharam ruim este filme (pelo menos as que eu li), eu sou totalmente contrário a este tipo de opinião. O filme é muito bom, Steven Spielberg conseguiu fazer um filme que emociona em diversas partes, do começo ao fim. Seus ideais subentendidos podem parecer simples, mas como eu disse anteriormente, são essenciais para uma vida boa.

2 comentários:

  1. Deve ser um filmaço mesmo! Acabei de ver o "Sempre ao seu lado", é bate bem com o que você diz no começo do texto. Esses animais nos fazem entender o verdadeiro valor da amizade, cumplicidade e fidelidade. Grande abraço, Igor.

    ResponderExcluir