quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Na Estrada


Eu bem que poderia escrever algo sobre como o livro On The Road influenciou toda uma geração e tentar fazer uma crítica literária sobre Jack Kerouac e sua trupe de escritores boêmios espontâneos, porém, prefiro focar nas experiências de vida adquiridas ao ler o livro ou assistir ao filme.

Na Estrada para mim é um filme/livro de conhecimentos. Ao longo da vida conhecemos pessoas que mudam o nosso jeito de pensar e agir. Criamos um mundo perfeito onde elas nunca nos desapontam ou magoam, nublando a verdadeira realidade. Inevitavelmente as experiências vividas somam algo, mesmo quando são negativas, aliás, as vezes aprendemos mais com os erros do que com os acertos. Viver é arder de emoções boas e ruins, o importante é vive-las.

O filme de Walter Salles é bem fiel ao livro, inclusive os nomes dos personagens são dos manuscritos originais de Kerouac. Aventuras, descobertas, bebedeiras e outras coisitas mais que Jack Kerouac, Neal Cassady e companhia aprontaram foram muito bem repassados para a telona, tudo isso com uma trilha sonora impecável (difícil eu elogiar trilhas nos meus textos).

Tudo começa após a morte do pai de Sal Paradise/Kerouac, interpretado por Sam Riley. O jovem escritor busca inspiração para escrever seu primeiro livro e acha que o vagabundo mulherengo Dean Moriarty/Cassady (Garret Hedlund) pode ser a sua fonte de inspiração.

Enquanto segue Moriarty, quase como um coadjuvante, Sal Paradise percebe como viver na estrada te possibilita descobrir e refletir sobre a vida. Inevitavelmente ele descobre também o quanto Moriarty era um aproveitador e egoísta, mas vou parar por aqui antes que me xinguem por contar quase tudo.
Se eu posso servir de exemplo para algo, continue a ler as próximas palavras, senão pare por aqui. Viva a vida do melhor jeito possível, cada um tem o seu gosto e suas vontades, identifique o que te faz feliz e corra atrás, viva intensamente ao máximo todas as ótimas sensações, mesmo que seja viajar sozinho para a Guatemala!

2 comentários: