sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Poder Paranormal


Rodrigo Cortés é mais um diretor para ficarmos de olho. Depois do claustrofóbico Enterrado Vivo (2010) ele abriu portas para continuar sua carreira - que me parece ser muito promissora. Cortés nos apresenta agora Poder Paranormal, uma história que lida com dúvidas e superstições de uma forma linear cheia de reviravoltas, mas que mesmo assim consegue ter um final tão inesperado.

Assim como padre Quevedo e Mister M, Margaret Matheson (Sigourney Weaver)  e Tom Buckley (Cillian Murphy) também desvendam golpes espirituais. Os dois são professores universitários que dedicam suas carreiras a investigar fenômenos paranormais. Margaret torce para algum dia encontrar uma prova que exista vida após a morte, assim ela poderia desligar os aparelhos que mantem o seu filho vivendo, mesmo com o coma que ele se encontra.

A vida de descobrir charlatões ia muito bem para a dupla, até que Simon Silver (Robert De Niro) reaparece, após um período de 30 anos fora dos holofotes, para realizar suas últimas apresentações. No passado, mesmo com a cegueira, ele afirmava ter poderes psíquicos e, apesar das desconfianças, a Doutora Margaret nunca conseguiu desmascara-lo.
Paralelamente a chegada de Silver, Buckley começa a presenciar estranhos fenômenos, mas a doutora o proíbe de começar uma investigação em Silver. Contudo, os fatos estranhos continuam a acontecer e, infelizmente, a nobre doutora acaba falecendo. Abalado e desconfiado, Buckley esquece os conselhos de sua amiga e resolve investigar o misterioso Silver. Um labirinto com muitas armadilhas aguardará o jovem, onde o final surpreenderá todos os envolvidos, principalmente o espectador.
Cada dia que passa fica mais difícil encontrar um filme que tenha um final surpreendente e, quando encontro, faço questão de frisar esta informação. Muito bacana chegar ao final do filme e perceber que todas as minhas teorias que bolei durante o filme estavam erradas! Que os próximos filmes de Rodrigo Cortés sejam tão bons quanto Poder Paranormal e Enterrado Vivo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário