quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Soldado Universal


Minha infância foi muito bem vivida graças a minha mãe que sempre teve o maior prazer de me proporcionar idas ao cinema, teatro, parques e os mais diversos passeios possíveis. Além disso, quase todo final de semana íamos a locadora de vídeo. Eu só tinha uma regra na hora de alugar filmes. Um era do meu gosto e outro que ela pudesse assistir. Como eu era um cabeçudo na época, eu sempre alugava os mesmos filmes; Willow, As Aventuras do Barão de Munchausen, Labirinto e claro, o meu favorito para locação, Soldado Universal.

Este clássico dos anos 90 tinha o grande trunfo de reunir dois astros de filmes de ação como protagonistas. Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren não eram os tops de Hollywood como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, mas possuíam as qualidades necessárias para serem Soldados Universais prontos para brigar e matar qualquer um que atravessassem os seus respectivos caminhos.


O filme tem uma trama geneticamente mirabolante. Tudo começa em 1969 em plena Guerra do Vietnã. Durante uma ocupação de uma vila, o soldado Luc Devereaux (Van Damme) descobre que seu Sargento, Andrew Scott (Dolph Lundgren), está doidão matando o próprio pelotão e arrancando suas orelhas. Como um bom herói, Deveraux esquece sua vontade de ir embora daquele inferno e tenta parar a loucura de Scott, só que o pior acontece e, os dois, acabam morrendo.


Dando uma avançada para o futuro, vamos até 1992 quando terroristas malvados invadem uma represa e sequestram os seus visitantes. Para lidar com esta situação delicada, o exército envia os Soldados Universais para resolver o gargalo. Essa nova unidade é formada por soldados mortos que foram revividos e tiveram suas prévias memórias apagadas e seus corpos melhorados. Dentre a equipe, estão Luc e Scott.


O aparecimento da nova equipe atiça a curiosidade de Veronica Roberts, uma repórter que precisa urgentemente de um furo para manter o seu emprego. Ela resolve invadir o complexo onde os Soldados Universais ficam e acaba sendo capturada junto com seu cinegrafista. O Sargento Scott, responsável pela captura da repórter, revive seu lado doidão e mata a sangue frio o câmera man. Isso faz Luc se lembrar de alguns fatos antigos, fazendo com que ele se rebele contra o sistema do exército e ajude Veronica a escapar. Enquanto a dupla foge, Scott também se rebela e assume o controle do projeto Soldado Universal, transformando a captura dos fugitivos/traidores numa verdadeira caçada de vida ou morte.


Nossa, eu perdi a conta de quantas vezes eu aluguei esse filme, no mínimo foram umas vinte. Assistindo ele nesses dias na televisão, eu me toquei de mais uma coisa, o diretor é o Roland Emmerich. Certeza que este filme serviu para abrir as portas para ele dirigir Stargate, Independence Day e Patriota. Soldado Universal = check. Agora só falta escrever os outros clássicos citados no texto e mais alguns que servem até hoje para atiçar a minha imaginação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário