domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lincoln


Eu sempre gostava quando os meus professores de história passavam filmes durante as aulas. Mesmo sabendo que muitos fatos eram alterados, esta forma de aprendizados ajudava muito a compreensão dos acontecimentos. Quando meus futuros herdeiros estiverem no colégio eu vou incentivar bastante esse tipo de inovação. O bacana é que até lá existirão muito mais filmes históricos do que na minha época estudantil (não que eu seja velho), feitos com tanta qualidade que virarão material obrigatório nos colégios.


Steven Spielberg é um diretor que adora transportar histórias verídicas para as telonas. Seja como produtor ou diretor, em forma de série ou super produção cinematográfica, Spielberg mostra que o cinema pode ser uma ferramenta muito poderosa. Ele já contou os terrores da Segunda Guerra Mundial com A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, os emocionantes eventos de Amistad e Munique e o curioso Prenda-me se for Capaz.

Agora, Steven Spielberg volta suas forças para um dos momentos mais importantes da história americana, a luta de Abraham Lincoln pela votação da 13ª emenda que abolia a escravidão nos Estados Unidos da América.


Lincoln, que no filme é interpretado por Daniel Day Lewis em mais uma atuação brilhante, acreditava veemente na igualdade entre as raças e via no fim da escravatura uma forma de encerrar a guerra da Secessão. O filme mostra a luta do presidente e seus assessores para conseguir os votos necessários para a aprovação da emenda, já que grande parte dos políticos ia contra o fim da escravidão.


O filme realmente é paradão como esperado. Os enormes diálogos no campo político ditam o ritmo e criam a sensação de como foi difícil para Lincoln suportar a espera pela decisão da aprovação enquanto milhares de soldados eram mortos na guerra. O filme mostra também o quanto Abraham Lincoln era carismático e querido por muitos, mesmo assim tinha problemas familiares como a maioria das pessoas. Como Daniel Day Lewis, Tommy Lee Jones que interpreta Thaddeus Stevens,republicano que também acredita na igualdade entre as raças, é um forte candidato ao Oscar de melhor ator coadjuvante. As atuações no filme são marcantes, somando qualidade a um filme tecnicamente quase que perfeito nas recriações históricas, mostrando que Spielberg continua afiado na sua tentativa de ensinar e relembrar as histórias do livro da humanidade através dos filmes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário