domingo, 31 de julho de 2011

A Rede Social




Mark Zuckerberg é uma pessoa perturbada. Talvez por isso, nosso diretor homenageado David Fincher resolveu abraçar o projeto de contar a história do criador da rede social mais famosa (e mais valiosa) do mundo, o Facebook. Antes do filme 'A Rede Social', pouco gente conhecia a nebulosa criação do site que ganhou o mundo. Muito menos que havia um brasileiro, Eduardo Saverin (Andrew Garfield), bastante importante na história.

Tudo começou na faculdade - e não foi em qualquer uma, nada menos que Harvard. Mark (Jessie Eisenberg), um estudando desajustado e nerd, termina com a namorada uma noite de sábado e, bêbado, cria um site apenas para classificá-la como 'feia' (bem machista o sujeito). Cria um spam, manda pra os colegas e pronto, vira um sucesso. Deu tão certo que o "FaceMatsh" chamou atenção dos irmão gêmeos riquinhos (e bem apanhados) Winklevoss, do time de remo. Mark agora estava sendo patrocinado pelos dois para criar uma rede social aos endinheirados da faculdade - o Harvard Conection.



Mas Mark tinha outros planos. Na verdade ele queria mesmo era desenvolver o "TheFacebook", uma rede social exclusiva dos alunos de Harvard. Para isso, embolsou mais US$ 1 mil do amigo Eduardo e continuou desenvolvendo o protótipo anterior. O nome só encurtou após Mark e e Eduardo conhecerem Sean Parker (Justin Timberlake em ótimo forma), o fundador do Napster (e igualmente perturbado) - foi sugestão dele. Mark deixa o amigo Eduardo para morar com ele no Vale do Silício e daí que a relação dos dois termina de vez.

O filme não segue a curva dramática usual. Apesar de contara história desde o começo, o roteiro mescla depoimentos de Mark e Eduardo em uma audiência de conciliação. Além de ser processado pelos irmão caça-níquel Winklevoss por plágio, Mark acabou sendo processado também pelo ex-amigo Eduardo, uma vez que ele foi co-fundador do site. Não se sabe qual foi o valor do acordo com o tupiniquim personagem, mas deve ter sido uma boa grana.

E pensar que Mark só criou uma rede social para xingar a ex. E depois a lançou mundialmente só para que ela pudesse entrar. Ah, o poder do amor (ou da falta dele)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário