domingo, 18 de outubro de 2009

Twilight(2008)


Quando foram instalados os painéis com o trailer do filme Crepúsculo(2008) em lugares estratégicos de São Paulo no ano passado, fiquei instigada a dar uma olhada, sem ter a menor ideia do que fossem. Mas para a minha surpresa, milhões de pessoas sabiam do que se tratava e algumas foram se aglomerando ao lado para ver as cenas poucos reveladoras dos minutos de trailer.

Baseado no beste-seller da americana Stephanie Meyer, Crepúsculo é o primeiro da Saga ‘Twilight’, que possui quatro livros lançados (Crepúsculo, Luna Nova, Eclipse e Amanhecer) e um quinto livro (Sol da Meia-Noite) que teve sua produção interrompida após 259 páginas terem vazado na internet no ano passado (você pode baixar o conteúdo no próprio site da autora agora). A história gira em torno de Isabella Swan, uma garota comum norte-americana, que se apaixonada pelo nada comum Edward Cullen, de uma estranha família de semi-deuses que são perfeitos em tudo. Vampiros bons, que até mesmo se negam a alimentar-se de sangue humano, passando a ser ‘vegetarianos’ - bebem sangue de animais.

O filme, então, se concentra em resumir os detalhes mais importantes do extenso livro, como o efeito de Bella sobre Edward; a linha tênue entre o amor e a fúria que ela causa. E a ação fica por conta da chegada dos nômades Victoria, James e Laurent, que acabam colocando a vida da mocinha em perigo, trazendo à tona o pior lado dos vampiros bonzinhos. Inclusive de Edward. O resultado é bem semelhante ao que acontece com filmes como Senhor dos Anéis ou Harry Potter, são adaptaçãoes que acabam elegendo alguns detalhes e esquecendo de outros, para a ira dos fãs ao redor do mundo.

Crespúsculo, assim, é um filme com o apelo adolescente, feito para ser um blockbuster e nisso cumpre sua missão. Mas não substitui o livro, uma obra mais madura e com uma sequência eletrizante. É impossível largar um deles pela metade. A grande expectativa agora é a estréia da sequência, Lua Nova (2009), que algumas salas já exibirão em pré-estreia no dia 19/11, às 23h55.

É nesse momento que a saga ganha mais vida e fôlego, tornando-se mais sombira. E o mal começa a coexistir na pacata Forks. Depois de superar os vampiros maus e firmar seu relacionamento (sem sexo) com Eward Cullen, Bella descobre que sua vida está mais cercada pelo sobrenatural do que deveria....

Um comentário: