quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

30 Dias de Noite

O jantar esfriou

Dizer que 30 Dias de Noite é um roteiro adaptado não é bem verdade. O certo mesmo seria dizer que ele é um roteiro beeem adaptado. Claro que a história básica do filme é a mesma da grafic novel do Steve Niles. Mas diferenças que gritam e berram existem.

A começar pelo casal principal, o xerife e a policial, que na versão original é apaixonado e no filme sofre das crises do amor e está passando por um divórcio. Mas isso não é um problema, o ruim mesmo é que o filme já começa com o desentendimento armado entre os dois e não se explica o motivo. Sem falar nos personagens que não foram para o filme. O que torna a filmagem da seqüência, Dias Sombrios, bem mais difícil.

A ideia da história é interessante. Uma horda de vampiros que resolve encurralar a cidade mais ao norte do planeta, Borrow, que fica um mês sem receber a luza do sol - um verdadeiro paraíso para qualquer vampiro. E como se não bastasse conviver sem a luz, os moradores ainda são obrigados a ser anfitriões de um banquete vampiresco, no qual eles mesmos são o prato principal.

O clima soturno, claustrofóbico e expressionista-sanguinário da HQ é mantido. Assim, os trinta dias de escuridão tornam-se insuportáveis, mesmo para os baladeiros mais arruaceiros. E o intenso sentimento de sufocamento daqueles humanos presos no sótão remete ao sofrimento de Anne Frank e sua família na Segunda Guerra Mundial, caminhando cautelosamente no piso de tacos de madeira que rangem e denunciam presença humana ao menor sinal.

Mas no lugar de nazistas, vampiros bastardos aparecem. Nada de seres verborrágicos e aristocratas com roupas de gala. O que vemos na história são verdadeiros animais agindo por instinto em busca de algumas jugulares para sugar, nada mais.

O frio é intenso e a neve é o único cenário que conforta (ou não), mas diante dessa situação tão extrema é até possível suar. Eben, o xerife dedicado em sua função, vai até as últimas consequências para proteger seu território e reconquistar sua esposa. Mesmo que para isso seja necessário um sacrifício, que nem sempre significa a morte... mas algo pior.

Ficha
Título Original: 30 Days of Night
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Direção: David Slade
Roteiro: Steve Niles, Stuart Beattie, Brian Nelson

Elenco
Josh Hartnett, Ben Foster, Melissa George, Danny Huston, Manu Bennett, Mark Boone Junior, Joel Tobeck, Craig Hall, Mark Rendall, Amber Sainsbury, Elizabeth Hawthorne, Pua Magasiva, Ben Fransham, Camille Keenan, Kate Elliott

Nenhum comentário:

Postar um comentário