terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Poltergeist - O Fenômeno


Carol Anne, venha para a Luz!!!

Essa uma das frases mais conhecidas dos filmes de Terror. Um dia você usou essa frase e se não usou é porque não assisitu a obra-prima desse estilo.

Para meu espanto, poltergeist é a junção de 2 palavras em alemão Polter = Barulho, Geist = Espírito. Depois de dessa aula de etimologia patrociada pelo Google você já pode imaginar como pode acontecer a trama.

Criada e produzida por Steven Spielberg, essa película mostra uma típica família americana, que vive alegre e contente até que o Além resolve fazer contato. O roteiro, criado também por Steven, é baseado no episódio Little Girl Lost da série Twilight Zone, que conta a história de uma garota que desaparece no próprio quarto.

A pureza da atriz mirim Heather O´Rouker encaixa como uma luva para a personagem Carol Anne, que é vítima de um sequestro espiritual. Do modo como eu coloquei até parece cômico, mas, amigo, é Spielberg quem 'tá produzindo, então o negócio é de arrepiar!

Dramaticidade, com uma trilha sonora envolvente que foi indicada ao Oscar, e um mestre "dirigindo" só podia resultar num clássico dos anos 80. Eu coloquei o dirigindo entre aspas porque não é ele quem dirige efetivamente, o diretor é Tobe Hooper, aquele mesmo de o Massacre da Serra Elétrica.

Além de todo o contexto misterioso, um outro mistério ronda esse thriller: a morte da pequena atriz Heather O´Rouker logo após o término das gravações do 3º filme desta série, além de mais três atores Dominique Dunne (a filha mais velha do primeiro filme), Julien Beck (personagem que tenta levar Carol Anne em forma de espírito, no segundo episódio) e Will Sampson (Índio, também do segundo episódio).

Por isso, quando te chamarem para fazer um filme de terror pense duas vezes...


FICHA TÉCNICA
Título Original: Poltergeist
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1982
Direção: Tobe Hooper
Roteiro: Steven Spielberg, Michael Grais e Mark Victor, baseado em estória de Steven Spielberg
Produção: Frank Marshall e Steven Spielberg
Música: Jerry Goldsmith
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic

Elenco
Craig T. Nelson (Steve Freeling)
JoBeth Williams (Diane Freeling)
Beatrice Straight (Dra. Lesh)
Dominique Dunne (Dana Freeling)
Oliver Robins (Robbie Freeling)
Heather O'Rourke (Carol Anne Freeling)
Michael McManus (Ben Tuthill)
Virginia Kiser (Sra. Tuthill)
Martin Casella (Marty)
Richard Lawson (Ryan)
Zelda Rubinstein (Tangina)
Lou Perry (Pugsley)
James Karen (Sr. Teague)

Um comentário:

  1. aula de etimologia foi show!aahhaha esse filme só passava no corujão da globo!!!! ahah

    ResponderExcluir