sexta-feira, 6 de março de 2009

Blade Runner

Tem muita gente que torce o nariz quando o filme é de ficção científica, mas muitos desses filmes são precursores, primeiro pela visão pioneira e segundo porque para tornar o filme possível muita tecnologia nova é criada para ser produzida.

Se você gosta de filmes assim, chegou o momento de falarmos de um de um deles que marcou a história, se não gosta pode ser um bom momento de apreciar.

Blade Runner é uma obra-prima, é um desses filmes que não necessariamente tem uma seqüência de perder o fôlego, mas tem um roteiro muitíssimo bom, uma produção excelente e uma direção primorosa.

Ridley Scott dirigiu também: Alien, o Oitavo Passageiro; Thelma & Louise; Chuva Negra; Gladiador; A Cruzada; O Gangster e mais recentemente Rede de Mentiras. Bom, pelo menos um desses filmes você deve gostar, certo? Se não gosta “ou é ruim da cabeça ou doente do pé”.

Blade Runner foi produzido em 1982, numa época onde ainda não se ouvia falar em andróides e seres modificados geneticamente, mas nele já era possível vermos como pode ser o futuro em 2019, quando a Terra inicia a colonização espacial e para isso cria um modelo de andróides avançados, mais forte e tão inteligente quanto um homem para ajudar nas colônias.

Os Replicantes, como são chamados no filme, tem apenas 4 anos de vida, após um motim ficam proibidos de voltar a Terra, é quando um grupo deles resolver voltar pra cá para encontrar o seu criador e tentar estender seu prazo de validade. Uma equipe de policiais é altamente treinada para eliminá-los, eles são conhecidos como Blade Runners.

A visão futurista desta obra é de fazer inveja para qualquer criador de ficção, tem uma fotografia esplendorosa, sem falar da trilha sonora que conta com um dos grande nomes dos compositores de música para o cinema. Lembra da musiquinha da São Silvestre? É dele. (Essa música foi composta para Carruagem de fogo, outro épico.) Vangélis é Grego e um visionário, absolutamente impecável no seu trabalho, em Blade Runner torna o filme e trilha um simbiótico interdependente (essa parte foi bem ficção, fala a verdade...).

A película conta com um ótimo elenco, tendo Harrison Ford que eu nem preciso falar (o grande Indiana Jones, dentre outros) Rutger Hauer de a Morte pede Carona e Feitiço de Áquila e Daryl Hanna que participou de Kill Bill 1 2 e 3 (aquela do tapa-olho).

Recebeu duas indicações ao Oscar, melhores efeitos especiais e melhor direção de arte; e uma indicação ao Globo de Ouro na categoria trilha sonora, uma injustiça não ganhar nenhum.

Depois de rasgar seda para esse filme incrível, só falta você assistir ou rever.

Uma boa opção de presente é um DVD triplo que saiu sobre essa obra, vale muito a pena pois tem versões do diretor, versão para o cinema internacional e versão para o cinema norte-americano, além de um DVD só com um documentário da produção do filme. Eu já tenho o meu!!!!

Ficha Técnica
Título Original: Blade Runner
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1982
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Hampton Francher e David Webb Peoples, baseado no livro de Philip K. Dickens
Produção: Michael Deeley
Música: Vangelis
Direção de Fotografia: Jordan Cronenweth
Direção de Arte: David L. Snyder
Edição: Marsha Nakashima
Efeitos Especiais: Dream Quest Images

Elenco
Harrison Ford (Deckard)
Rutger Hauer (Roy Batty)
Sean Young (Rachael)
Edward James Olmos (Gaff)
M. Emmet Walsh (Capitão Bryant)
Daryl Hannah (Pris)
William Sanderson (J.F. Sebastian)
Brion James (Leon)
Joe Turkell (Tyrell)
Joanna Cassidy (Zhora)
James Hong (Hannibal Crew)
Morgan Paull (Holden)

Um comentário:

  1. Esse filme é MARA!
    Tá no meu top 50 (po!)
    Sem falar na trilha sonora fudida do Vangelis (todo fã de progressivo paga pau pra esse cara)
    Hohohoho

    ResponderExcluir