quarta-feira, 9 de maio de 2012

Diário de um Jornalista Bêbado


Jornalismo Gonzo = Estilo que se caracteriza por acabar entre a distinção entre autor, sujeito e ficção, ou seja, o escritor abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura diretamente com a ação. O criador? Hunter Thompson, um grande jornalista que no final de sua vida, conheceu e virou amigo de um grande fã famoso, Johnny Depp.

O ator fetiche de Tim Burton tinha uma grande admiração por Thompson e seu trabalho. Ele interpretou o próprio autor no filme Medo e Delírio, narrou o documentário Gonzo: A vida e trabalho do Doutor Hunter S. Thompson e arcou com quase todas as despesas de seu funeral, além de jogar as cinzas do finado num cânion em Aspen, Colorado.

Diário de um Jornalista Bêbado é mais uma homenagem do ator pirata. Este filme retrata o começo da carreira de Thompson, quando ele saí de Nova York para trabalhar num pequeno jornal em San Juan, Porto Rico. Apesar de sua amizade com as garrafas já ser bem aparente, ele ainda é muito controlado e até mesmo responsável demais.


Em pouco tempo ele começa a descobrir algumas falcatruas na cidade e em alguns habitantes, mas por uma mulher (sempre elas), ele releva e se mete em certos esquemas. A mística do jornalismo é evidente em suas ações e desejos, porém, a descoberta de seu próprio estilo de escrita, algo que ele mesmo consiga ler, se tornou uma conseqüência de suas experiências que começaram em San Juan.


Este filme pode não mostrar o Hunter Thompson mais louco que o Batman que ficou conhecido por grandes reportagens e livros, mas ele é fundamental na construção do Thompson do futuro. Ele com certeza foi seduzido em desafiar os problemas da vida através de seus ideais e vontades, ficou embriagado pelo seu estilo de escrita e finalmente conseguiu escrever o que queria, mas isto, quem sabe, ficará para algum próximo filme.

Um comentário:

  1. Cada adaptação que sai do Hunter eu corro pro cinema, esta ficou muito boa! Pra mim todo jornalista deveria conhecer o trabalho do cara, graças a este filme consegui entender um pouco mais este ser complexo que foi o mestre Thompson.

    ResponderExcluir