quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Corvo




Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um escritor singular. Ele foi um dos primeiros autores a escrever sobre ficção científica e literatura fantástica, além disto, é considerado o criador do gênero policial. Sua morte, porém, foi tão misteriosa quanto suas histórias de suspense e loucuras psicológicas. Ele foi encontrado delirando num banco de praça repetindo o nome “Reynolds” e outras coisas sem sentido. O Corvo se aproveita justamente deste mistério, ele mostra os últimos dias de Poe e o coloca numa caçada contra um perigoso assassino.

Século 19. Um crime hediondo é cometido na cidade de Baltimore, mãe e filha são mortas e o assassino desaparece inexplicavelmente assim que a polícia chega. O detetive Emmett Fields (Luke Evans) é chamado para ajudar no caso e descobre que as mortes são iguais a criadas por Edgar Allan Poe (John Cusack) em um dos seus livros.


Paralelamente o momento do escritor não é dos melhores. Ele não consegue mais publicar seus textos e se torna um alcoólatra falido, motivos que não interessam para Emily, sua paixão, mas que criam um ódio eterno do pai dela por ele. Sem pistas do crime, o detetive Fields recruta Poe para ajudá-lo a solucionar o caso, ou melhor, os casos, outras mortes ligadas aos livros de Edgar Allan Poe começam a acontecer e o escritor terá que usar todo o seu intelecto para descobrir o assassino antes que novas e íntimas mortes aconteçam.


O diretor James McTeigue (V de Vingança) é o responsável pelo filme, sinceramente eu achei bem médio, a burrice de alguns personagens (clichê de filmes de terror) é algo irritante mas a tensão de descobrir quem é o assassino compensa esse lado negativo e mantêm a atenção até o final. Quem sabe esse retorno de Poe aos cinemas inspire algumas novas interpretações cinematográficas de suas obras.

Um comentário: