terça-feira, 23 de março de 2010

A Ilha do Medo

Você prefere viver como um monstro ou morrer como um herói?

A Ilha do Medo aplica nos primeiros dez minutos um golpe psicológico nos espectadores, o diretor Martin Scorsese consegue com um clima noir e uma música clássica extremamente alta fazer com que todos pensem que o filme é um suspense psicológico onde qualquer coisa é motivo de susto e desconfiança. Eu poderia dizer que Scorsese usou trilhões de clichês propositalmente para criar um belo filme de suspense (alguns que ele próprio criou, como a neblina no começo de Taxi Driver), mas não, prefiro dizer que tanto o personagem de Leo Dicaprio quanto o espectador estão num imenso jogo psicológico, onde o normal nem sempre é o real.


Em 1954 o policial Teddy Daniels (Leonardo Dicaprio) e seu novo parceiro (Mark Ruffalo) precisam descobrir o paradeiro de uma fugitiva no hospital psiquiátrico que fica na ilha Shutter Island. A pouca cooperação dos funcionários fazem com que Teddy comece a desconfiar dos métodos aplicados pelos médicos e principalmente do diretor Dr. Cawley (Ben Kingsley) que tanto insiste em usar técnicas modernas onde recuperar o paciente é a sua maior preocupação. A solução do caso começa a cada momento se misturar mais com a vida pessoal de Teddy, ele acaba revelando que aceitou o caso em Shutter Island para procurar o assassino de sua esposa que ele acredita estar na ilha.


O clima psicológico criado por Scorsese continua filme adiante, para complicar mais ainda a vida de Teddy ele é assombrado pelos fantasmas de sua mulher e dos horrores que ele viveu na segunda guerra mundial, isto porém pode ser o suficiente para ele próprio ser paciente da ilha....

5 comentários:

  1. Filme muito bom!!!! E eu o decifrei no meio... já o burton, hum, uma lástima para finais!

    ResponderExcluir
  2. aff, vc errou o final e pior não sabe nem quem são os diretores de matrix...zezona

    ResponderExcluir
  3. são os irmãos.. ora! hahaha

    ResponderExcluir
  4. eu juro por que vou descobrir o final de lost antes de todo mundo e te contar só pra te fazer sofrer.

    ResponderExcluir