domingo, 28 de março de 2010

O Livro de Eli

O futuro do planeta já foi retratado de várias formas, muitas vezes tendo uma visão mais apocalíptica e outras onde a grande diferença com o mundo atual são as ultras e modernas tecnologias. O livro de Eli pertence à categoria dos apocalípticos, mas a grande cartada deste filme não é mostrar cidades destruídas ou passar para o espectador que a esperança é somente uma palavra que muitos nem sabem o que significa, o grande diferencial é mostrar uma tentativa de reconstrução do planeta através da fé, do mesmo jeito que muitas civilizações cresceram e mancharam nossa história com sangue.

Num mundo pós-apocalíptico, onde humanos e água são coisas raras existe uma pessoa com muita fé, Eli (Denzel Washington), um viajante solitário que está rumando para o oeste dos EUA acreditando que o livro que carrega será muito útil por lá. Sendo um solitário ele evita se meter nas confusões dos outros, mas isto não significa que ele próprio não se meta em encrencas, numa destas confusões ele acaba destruindo um bar inteiro e esquartejando todos os bandidos, esta barbárie não passa despercebida pelo prefeito Carnegie (Gary Oldman) que deseja contar com Eli no seu staff. Sendo uma pessoa com uma missão Eli não aceita o cargo e decide ir embora, coincidentemente Carnegie está procurando o mesmo livro que Eli carrega, pois acredita que este livro o ajudará a encontrar palavras que convençam os fracos e sem esperanças a segui-lo e assim reconstruir o mundo a seu favor.


Por causa de um pequeno descuido, o prefeito Carnegie descobre que Eli está com o livro que há tantos anos ele procura desesperadamente, assim o solitário homem de Fé terá que fugir por este mundo apocalíptico para evitar que o livro caia nas mãos do prefeito e garantir que a mensagem do livro chegue palavra por palavra na costa oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário