quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gallipoli



Gallipoli é mais do que um filme histórico obrigatório, ele mostra como os jovens do recém formado país Australiano embarcaram numa jornada corajosa, deixando suas vidas e inocência nas areias ensangüentadas da Turquia durante a primeira Guerra Mundial. Contudo, este é um filme anti-guerra, o diretor Peter Weir foca muito na grande amizade entre os dois principais personagens, na mudança de sentimento perante a guerra e, principalmente, na morte de milhares jovens australianos.

Archy Hamilton (Mark Lee) é um campeão corredor australiano de 18 anos. Ele nutre o seu espírito nacionalista com muita coragem e bravura e vê o alistamento como uma obrigação. Frank Dunne (Mel Gibson) é um daqueles famosos trambiqueiros, vivendo de apostas e bicos. O caminho dos dois se cruzam numa corrida onde Archy saí como vencedor. Após a corrida, Archy tenta se alistar mas é barrado por causa da idade. Dunne sugere ao jovem corredor que se aliste em outra cidade escondendo o nome e a idade. Hamilton aceita de prontidão e os dois partem numa viagem pelo interior Australiano.



Enquanto cruzam desertos e linhas de trens intermináveis, os dois criam uma grande amizade, a única diferença é que Dunne não quer se alistar, o que deixa brechas para grandes discussões entre eles e os personagens que eles vão conhecendo durante a jornada. Quando chegam à cidade de Perth, Dunne percebe que poderia usar os seus dotes de malandro no exército e resolve se alistar também. Archy entra para a cavalaria e Dunne para os fuzileiros e ambos são enviados para treinar no Egito.



Os dois se encontram novamente no país dos faraós, Dunne consegue se transferir para o pelotão de Archy, principalmente para ficar com o amigo e porque as mulheres gostavam mais da cavalaria. Depois de um certo tempo os dois são enviados a Gallipoli, onde os australianos e neozelandeses tem a dura missão de invadir o território turco. Todas as primeiras investidas terminaram em mortes, o que deixava a batalha com um tom fútil e aumentava o medo nos soldados. Os ingleses então planejaram um bombardeio que abriria o caminho para os soldados, mas na hora combinada não aconteceu nada e mesmo assim os soldados foram obrigados a tentar avançar perante as metralhadoras turcas.....



O combate retratado no final do filme foi a Batalha de Nek, muitos australianos perderam a vida neste combate inútil. Jovens com futuros brilhantes não voltaram para casa pois acreditavam que a Primeira Guerra Mundial poderia algum dia chegar na sua porta e que o mal precisava ser combatido o mais rápido possível. As vidas sacrificadas em Gallipoli forjaram o nascimento do espírito australiano como nação e criaram uma identidade para o país.



“What are your legs? Springs, steel springs. What are they going to do? They’re going to haul me down the track. How fast can you run? Fast as a leopard. How fast are you gonna run? Fast as a leopard. Then let’s see you do it!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário