segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Sexto Sentido (The Six Sense)

“I see dead people” - essa frase, sussurrada por um garotinho assustado loiro de olhos azuis é com certeza um dos marcos do cinema entre os melhores filmes de terror de todos os tempos. Tanto que fez milhares de espectadores pelo mundo: seria mesmo verdade o que relata o filme O Sexto Sentido (1999), escrito e dirigido por M. Night Shylaman, diretor indiando de 39 anos que conquistou Hollywood após o seu lançamento?

O thriller conta a história de Dr. Malcom Crowe, interpretado por Bruce Willis, um notável psicólogo de crianças perseguido por uma única frustração: um paciente que ele não soube ajudar Vincent Gray, papel de Donnie Wahlberg, a ponto do mesmo atacá-lo fisicamente em seu desespero. Algum tempo se passa, as coisas vão de mal a pior com sua esposa, a bela Olivia Williams, até que Crowe conhece Cole Sear, interpretado por Haley Joel Osment, um garoto de apenas nove anos que mora sozinho com a mãe e é atormentado como Gray. Crowe, então, tenta de todas as maneiras ajudar a criança, que diz “ver pessoas mortas”, o tempo todo.

Shylaman, admirador confesso de diretores como Steven Spilbergh e Alfred Hitchcock, consegue dirigir com maestria o roteiro que ele mesmo escreveu, desafiando a curva dramática comum. Um recurso ousado por arriscar 'perder o fio da meada' no meio do caminho. Ele inicia a história com o fim – ainda que subtendido-, faz diversas voltas ao passado, e no final tudo faz realmente sentido.

O diretor descobre, assim, o seu estilo, que acaba seguindo por toda sua obra. Um bem escrito roteiro, que se apóia em dois personagens-base, igualmente perturbados (ainda que um deles não saiba ate então). Fotografia colorida, dinâmica, objetos que refletem imagens deformadas, cenas com diálogos densos filmados bem de perto. Água, acidentes de carros, porões e temor religioso. Ou seja, os maiores pesadelos do subconsciente do ser humano estão ali, juntos, envolvendo o espectador a cada minuto.

Um comentário:

  1. MUITO BOM O SEXTO SENTIDO JA ASSISTI MIL VESES E NÃO ENJOEI AINDA

    ResponderExcluir